Escrevendo um Programa C++ Simples

Todo programa C++ contém uma ou mais funções, uma das quais deve ser chamada de main. O sistema operacional executa um programa C++ chamando main. Aqui está uma versão simples de main que não faz nada além de retornar um valor para o sistema operacional:

    int main()
    {
    
        return 0;
    }

Uma definição de função tem 4 (quatro) elementos: um tipo de retorno, um nome de função, uma lista de parâmetros (possivelmente vazia) entre parênteses e um corpo de função. Embora main seja especial em alguns aspectos, definimos main da mesma forma que definimos qualquer outra função.

Definição de função:

  • Um tipo de retorno;
  • Um nome de função;
  • Uma lista de parâmetros entre parênteses;
  • Um corpo de função.

Neste exemplo, main tem uma lista vazia de parâmetros (mostrado pelo () sem nada dentro).

A função principal deve ter um tipo de retorno int, que é um tipo que representa números inteiros (Z). O tipo int é um tipo de dado primitivo, ou um bloco de construção básica, o que significa que é um dos tipos definidos pela linguagem.

A parte final de uma definição de função, o corpo da função, é um bloco de declarações começando com uma chave aberta e terminando com uma chave fechada:

 
    { // Chave aberta
      // ...
      // Aqui é o corpo da função
      // onde se faz o bloco de declarações
      // ...
      return 0;
    } // Chave fechada

A única instrução neste bloco é um retorno, que é uma instrução que finaliza uma função. Como é o caso aqui, um retorno também pode enviar um valor de volta para o chamador da função. Quando uma instrução de retorno inclui um valor, o valor retornado deve ter um tipo compatível com o tipo de retorno da função. Nesse caso, o tipo de retorno de main é int e o valor de retorno é 0, que é um int.

Observe o ponto e vírgula no final da instrução return. O ponto-e-vírgula marca o final da maioria das instruções em C++. Eles são fáceis de ignorar, mas, quando esquecidos, podem levar a misteriosas mensagens de erro do compilador.

Na maioria dos sistemas, o valor retornado de main é um indicador de status. Um valor de retorno de 0 indica sucesso. Um retorno diferente de zero tem um significado definido pelo sistema.

Normalmente, um retorno diferente de zero indica que tipo de erro ocorreu.

Conceito-chave: Tipos

Tipos são um dos conceitos mais fundamentais em programação e um conceito ao qual voltaremos várias vezes nesta cartilha. Um tipo define o conteúdo de um elemento de dados e as operações possíveis nesses dados.
Os dados que nossos programas manipulam são armazenados em variáveis e cada variável tem um tipo. Quando o tipo de uma variável chamada v é T, geralmente dizemos que “v tem tipo T” ou, de forma intercambiável, que “v é um T”.
Categorias
Navegação do Site